domingo, 4 de abril de 2010

Sua vida é uma mentira social


Não estou aqui para dissimular os fator, mas apenas para ludibrias os atos; por essa linha o Blog seguira sobre as nuancias informativas dos sites de informação, a tendência é o prosseguimento de uma análise sem rótulos, mas variavelmente estigmatizando os mesmo sobre os sujeitos.
O que mais lhe interessa em aspectos de leitura, música ou cultura? Quais as notícias que são relevantes para a seu dia? No que agrega a sua existência o ‘assistir de uma telenovela’? Perceba consequência dessas indagações com o que lhe é apresentado hoje pelos meios de comunicação! Estaria eu sendo um pouco hipócrita se dissesse que nunca assisti uma telenovela, mas do que ela realmente lhe serve o dia-a-dia? Para criar um assunto dentro do seu local de trabalho ou ambiente escolar?
As telenovelas são como filmes, mas dispersas em períodos bem mais prolongados, devido a isso sua interação com o público é maior, as pessoas se chocam, riem, choram, ficam alegres e sentem ódios de alguns personagens. Muitos desses personagens que são interpretados apresentam similaridades com alguém que conhecemos, devido a isso a familiaridade com as novelas é muito real, principalmente para a cultura nacional.
Devido a grande quantia da população que assiste as telenovelas no país as industrias mediáticas utilizam-se das mesmas para venda de seus produtos, essa tendência tornou-se mais aparente apartir das décadas de 90. Mas o fetiche de se ver em um personagem como você mesmo ou reconhecer o outro na novela não ultrapassa as linhas desta ligação, não existe um elo lógico de crescimento nesse tipo de programação. No mais o que ainda pode-se conseguir com uma telenovela é a interação de assuntos em mesas onde nada mais pode ser discutido, porque as pessoas estagnaram a sua vida apenas as relações próximas existentes no seu meio social.
Um fato consumado é quando nos indentificamos com certos personagens ou ainda queremos ser iguais a eles, nosso instinto é acompanhar passo à passo da programação para levar os novos verbetes para as ruas, para nos mostrarmos interados com algo. Mas onde realmente fica você nessa questão? A olho e imagem de personagens que vão se transformando? Que se utilizam de cartões de créditos de determinado seguimento econômico? Que vestem marcas? Que vão a determinados lugares, cidades ou países somente porque o personagem gosta?
Nunca se esqueça que as telenovelas, assim como qualquer produção filmitica é enganjada de uma série de patrocinadores que visam o lucro constante e determinação dos seus passos em todas as circunstâncias da vida. Dizer que estamos em um verdadeiro Reality Show, mas no uso aplicado do Reality; tendemos a não pensar nas nossas atitudes, pois parecem sempre tão naturais, de gosto individual, mas isso se faz apenas quando se pensa. Quando estamos dentro de uma linha de comandas universais de um sistema que nos obriga a consumir, não temos mais nada o que pensar, a própria estrutura faz-se base para universalivação e legitimação das questões que considera primordiais para sua coexistência.
No mais vale sempre lembra que filosofar sobre a existência individual é acima de qualquer coisa perceber que essa existência só é possivél junto ao corpo social que compomos, o que nos leva ainda a pensar que tipo de meio estamos vivendo e a qual modelos devemos seguir. Nada de ideologias prontas, apenas propostas de pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário