segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Luxo.....
Defina como vocês quiser, mas de acordo com o dicionário Michaelis Luxo significa algo que está além da posse de qualquer pessoa, segue ao pé da linha a definição do dicionário; "Luxo = Qualquer coisa dispendiosa ou difícil de se obter, que agrada aos sentidos sem ser uma necessidade."
Aos pobres mortais, aqueles que se apegam em coisas tão materiais, pois não conseguem ser mais do que uma cédula monetária temos apenas que agradecer a sua existência; mesmo aquelas empresas que parecem ou dizem ter produtos para a classe menos provida de "luxo" tem seus escorregões na ostentação de manter uma clientela "A". Seria fácil de entender isso quando você lê o seguinte anúncio " O lápis mais caro do mundo custa 9 mil euros (R$ 23.000,00). Com tantos zeros após a vírgula você provavelmente sustentaria uma família no Haiti, lembra-se aquele país que sofre um grande tremor de 7 graus? Temos a memória tão fraca que esquecemos das catástrofes ao ler um tal e absurdo valor para um bem que se consome em algumas assinaturas.
Luxo aparenta ser algo que se tende a ostentar, pois não se tem, luxo para um pobre pode ser um carro, uma casa; mas e quem já passou desse carro? Quem já não tem mais o que comprar? Lápis de 9 mil euros? Calças de R$ 10 mil reais? Necessariamente, as pessoas que tendem a demonstrar tanto luxo na aquisição de certos artigos, mostram-se sem definição alguma, nenhum animal da terra pode ser comparado a esse tipo de ser, porque até mesmo os animais são solidários e conscientes do equilíbrio; só que a civilização do luxo trouxe outro tipo de equilíbrio, o que desequilibra.
São tantas as definições para esse tal luxo, que até mesmo classificado como pecado capital - para quem não se recorda - e ao mesmo tempo está nas estampas da revista como o sinonimo de superioridade. Que tal a Hipocrisia do luxo?
Os fatos e atos de cada um é pertinente a sua representação na sociedade, por definição vocês mesmo saberá onde se classificar o seu luxo, é bom ser observado e olhado em todas as linhas e rodas sociais, mas como se dorme com um luxo de 9 mil euros dentro do seu quarto sabendo que a qualquer momento alguém pode lhe tomar isso porque não come ou ainda pode lhe roubar a vida.
"O luxo da alma é ação pelo bem comum"
PS: Faber-Castel, fabricante do lápis de luxo.....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário