segunda-feira, 22 de abril de 2013


Como pode existir uma política pública?
Os políticos são divididos em castas sociais partidárias, que conglomeram interesses públicos e privados, pois se antes de serem públicos são detentores de valores e organizações sociais, deixam por vezes transparecer seu interesse pessoal e classisita. Encontram-se sempre ligados aos setores privados (dos quais tornam-se também) colegas de classe, pois geralmente habitam na mesma região, partilham de atividades ligadas pelos eixos capitalistas e condicionam os interesse públicos a legitimas atividades com fins lucrativos a empresas privadas.
A administração pública tem replanejado as atividades em nível operacional por meio de licitações e terceirizações, o Estado tem então dado a responsabilidade sobre algumas atividades a empresas privadas que lucram sobre elas. Sendo, o agente administrativo ligado intimamente a rede política, não é de surpreender que o inúmero lista de contatos encha de ambas as partes. Alguns procurando privilégio de classe, fornecido pela inciativa privada, por meio de exposição pública, enfatização do nome de alguns políticos sobre atividades que são de sua obrigação, mais recebem uma ressalva midiática, afim de persuadir a população de sua melhor ação no âmbito público; outros ao contrário, recendo dos mesmo que são centralizados nas questões políticas investimento, informações relevantes para abertura de licitações, contatos sobre possíveis programas que serão lançados, afim de ordenar uma ajuda mutua com seus ‘pseudo-patrocinadores’ sociais.
Temos um complexo jogo de interesses, onde a ética está apenas no diploma do legislador e do administrador. As duas classes, que antes pareciam absorver atividades diferencias, agora estão intimamente ligadas as condições de fraternidade, onde o filho pródigo é o público, deixado a beira da racionalização na administração em níveis de estrutura e planejamento. Apenas o que lhes resta é o assistencialismo barato direcionado por meio de legislação. Em contrapartida o Estado centraliza suas atividades de investimento em banqueiros e programas de investimento e financiamento para estruturação de empresas ‘amigas’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário